Identificação eletrônica de bovinos: Conheça quais são os benefícios

Dentro do ramo pecuário, a identificação eletrônica de bovinos é extremamente importante e o crescimento dessa atividade deixa isso bastante claro.
Uma das maiores dúvidas para quem ainda não começou a utilizá-la em suas propriedades é, justamente, a respeito de quais são os benefícios dessa atividade.
O objetivo desse artigo, portanto, é mostrar para você o porquê de usar a identificação eletrônica de bovinos, de modo que seja possível entender todos os benefícios proporcionados por ela.
Vamos lá!

A identificação eletrônica de bovinos: Como é que ela é feita?
Quando a identificação eletrônica de bovinos começou, ela era feita por meio de transponders que possuíam baterias e as leituras eram realizadas com uso de antenas fixas.
A tecnologia foi avançando e com o tempo, a forma de fazer a identificação eletrônica de bovinos passou a ser com o uso de brincos ou de bottons, por meio dos quais é possível fazer uma conexão direta.
Hoje em dia, cada vez mais essa identificação é feita por meio de um aparelho que é colocado no rúmen do boi.
Esse aparelho é chamado de bolus e ele faz a leitura e a identificação do animal, atendendo às exigências do ICAR (International Committee on Animal Recording).
Além disso, ainda é usado um tipo de chip sob a pele do animal, sendo ele responsável por ler as informações necessárias, possuindo um ótimo custo-benefício.
E como é feita então a leitura desses dados?
Ela ocorre dessa forma: existe um código em cada chip e cada um deles é composto por uma quantidade de números, que pode variar até 13.
Pense neste código como se fosse o código de barras de um produto que você encontra no supermercado.
A leitura do código do chip do animal é transformada para uma linguagem de computador.
Sempre que um novo animal é cadastro, então é preciso inserir a identificação no sistema.
Depois, é preciso então associar o software ao sistema que você irá usar em seu sistema, de identificação, que pode ser um bolus, ou ainda um brinco ou um botton.
Assim, sempre que for feita a leitura da identificação do bovino pelo aparelho, as informações serão obtidas e ficarão integradas no sistema.

Benefícios da identificação eletrônica de bovinos
Agora que você viu mais a respeito do sistema de identificação eletrônica de bovinos e como ele funciona, é hora de conhecer os benefícios dela.
Entenda tudo a seguir sobre esses benefícios!

Possui um custo que é bem mais acessível
Um dos principais benefícios da identificação eletrônica de bovinos é a questão do custo, que é muito mais acessível, o que anima aqueles produtores que querem aumentar o lucro.
Esse custo mais acessível está relacionado diretamente com a evolução da tecnologia e da parte eletrônica, além da automação e da internet.
Com isso, tornou-se muito mais fácil e mais simples fazer a identificação dos animais e mais empresas passaram a investir nesse tipo de tecnologia avançada, o que reduziu os preços.
Hoje em dia, para se ter uma ideia de como os custos estão muito menores, um produtor pode fazer a identificação eletrônica de bovinos com menos de R $5, em alguns casos, enquanto o preço médio é abaixo de R $10.
No passado, entre 15 e 20 anos atrás, o preço a pagar por cada bovino era em torno de R $500, ou seja, até 100 vezes mais do que atualmente.
O produtor pode adquirir também kits completos, contendo software para leitura e instrumentos para identificar os animais por preços que variam entre R $1 mil e R $20 mil.
A diferença entre esses kits é que alguns são fixos, enquanto outros são móveis, assim, os que são fixos permitem que se faça a leitura dos dados e os mande para um computador.
No caso dos kits móveis, é possível armazenar as informações também dos outros setores, como no caso dos sistemas de ordenhas.
Ao final, os dados são enviados para o computador central, responsável por reter todas as informações da propriedade.

Possibilita ao produtor fazer uma análise ampla do negócio
A gestão dentro do agronegócio é extremamente importante hoje em dia, principalmente a gestão financeira, e se ela não é feita corretamente, pode ocasionar muitos prejuízos para o seu negócio.
Assim, é importante saber exatamente se a receita que o negócio irá gerar é suficiente para que ele se mantenha, por isso mesmo é importante que todos os setores da produção estejam integrados para as informações serem conjuntas.
A identificação eletrônica de bovinos, portanto, entra nessa questão que permite ao produtor realizar uma análise ampla do negócio.
Por exemplo, é possível identificar tudo o que uma vaca de leite faz durante um mês inteiro, como o volume de leite que produz e o número de passos dados em um dia.
Além disso, você poderá até mesmo saber quando a vaca poderá estar pronta para a produção, o que é importante para os negócios.

Permite que você possa criar diferenciais que sejam produtivos
A criação de diferenciais que sejam produtivos é muito importante para que você possa tornar o seu negócio bem mais lucrativo.
Por isso, é preciso que você consiga aplicar ótimas práticas para essa finalidade, como o confinamento dos animais, o manejo dos bovinos e até mesmo a rotatividade da pastagem.
A identificação eletrônica de bovinos é importante também nesse ponto, trazendo o enorme benefício de criar os diferenciais produtivos para o seu negócio.
É importante, entretanto, que você considere o sistema que vai utilizar, pois a identificação de cada animal é como se fosse uma carteira de identidade, e o software deste sistema vai permitir interpretar os dados de cada um deles.
A partir dessa identificação de dados, então, é que você vai conseguir criar diferenciais para o seu negócio, ou seja, a identificação que vai ser transformada em um resultado para a sua produção rural.

Conclusão
Como você pôde ver, a identificação eletrônica de bovinos é essencial, mas ainda há muitos produtores rurais que não atendem a ela.
Neste texto, mostramos a você exatamente como a implantação de um software pode trazer benefícios enormes para o seu negócio e, portanto, porque vale a pena investir em um de qualidade a partir de agora.
Gostou do artigo de hoje sobre quais são os benefícios da identificação eletrônica de bovinos?

Post by reproduza

Comments are closed.